Supercola líquida: seu guia para a solução mais prática do mundo

A supercola líquida é uma ferramenta prática e versátil para você ter em casa. Aprenda tudo sobre os diversos usos das supercolas, além de obter dicas sobre técnicas de aplicação e descobrir qual produto da Loctite é melhor para o seu projeto.

Usos para a supercola líquida

A supercola líquida é um adesivo poderoso e versátil. Ela seca rapidamente e é capaz de aderir a muitas superfícies diferentes. Esse tipo de adesivo cria uma ligação forte e rígida e, por esse motivo, ele é perfeito para uma série de reparos domésticos. Veja a seguir alguns exemplos de como você pode usar as supercolas para realizar alguns reparos básicos em casa.

Supercola líquida é indicada para colar diferentes tipos de materiais, proporcionando reparos resistentes e duradouros

A supercola líquida é perfeita para:

  • Metal
  • Cerâmica
  • Acrílico (ou outro plástico duro e borracha)
  • PVC
  • Papel
  • Madeira
  • Papelão
  • Couro
  • Tecido
  • Peças automotivas (como limpadores de para-brisa, espelhos, anéis de vedação, vedações de borracha etc.)
  • Brinquedos
  • Câmeras
  • Enfeites e peças de decoração

Supercolas líquidas especiais

As supercolas costumavam ser vendidas em embalagens pouco funcionais, que faziam muita sujeira. Além disso, elas criavam uma adesão rígida e não ofereciam uma fixação tão boa. Graças aos avanços da tecnologia, hoje o céu é o limite quando se trata da funcionalidade das supercolas atuais.

Há diversas fórmulas de supercolas que cobrem uma ampla variedade de usos. Algumas dessas novas colas são comercializadas em embalagens flexíveis e são capazes de preencher rachaduras e buracos. Também existem supercolas que são resistentes à água e podem passar pelo processo de lavagem em máquinas de lavar louças, enquanto outras têm um tempo de secagem mais longo e, dessa forma, permitem um alinhamento preciso das partes a serem coladas.

As fórmulas não são as únicas coisas que mudaram nas supercolas. As embalagens também apresentam melhorias. Várias supercolas da Loctite vêm com tecnologia de compressão lateral, permitindo uma aplicação precisa e sem sujeira.

Passo a passo: como fazer reparos básicos com supercola líquida

As técnicas de conserto variam dependendo das superfícies que você deseja colar. Aqui estão as noções básicas para fazer reparos com supercola:

  1. Limpe as superfícies que você irá colar.
  2. Usando uma lixa de granulação 180, alise levemente as superfícies para aumentar o poder de adesão da cola líquida.
  3. Limpe novamente as superfícies e certifique-se de que todos os resíduos foram removidos.
  4. Remova a tampa do aplicador e o lacre do frasco.
  5. Teste a cola em um papel descartável para certificar-se de que o adesivo está sendo dispensado corretamente.
  6. Aplique cola a uma das superfícies que você deseja colar.
  7. Conecte as superfícies à cola e segure-as juntas por 30 segundos, ou conforme indicado na embalagem.
  8. Feche bem a tampa da supercola e guarde-a na vertical em local fresco após o uso.
  9. Aguarde o tempo de secagem completo antes de utilizar o objeto.
  10. Se quiser, aplique calor às superfícies coladas usando um secador de cabelo para acelerar o tempo de secagem.
Ao escolher uma supercola líquida você garante colagens precisas e sem sujeira

A melhor supercola líquida para o seu projeto

Ao escolher uma supercola, é importante considerar o material que você deseja colar. Para obter uma fixação durável em uma ampla gama de superfícies, a Super Bonder Loctite Fórmula Original Precisão é a escolha certa. Ela tem um bico aplicador alongado e dosagem precisa gota a gota, ideal para colagens de difícil acesso que exigem maior alcance e precisão. O sistema contra entupimentos impede a retenção de cola no bico, evitando o ressecamento do líquido e permitindo o uso completo do frasco até a última gota. Ela seca claro e em segundos, sem a necessidade de fixação.

Já a Loctite Super Bonder Power Flex Gel Control tem fórmula exclusiva de gel com infusão de borracha e fornece ligações poderosas de alta precisão e sem gotejamentos – mesmo em superfícies verticais. Ela pode ser usada em madeira, metal, porcelana, papel, plástico ou materiais flexíveis, como borracha e couro.