Porcelanato rachado tem conserto

Como reparar pia de porcelanato: Não jogue dinheiro fora!

Quebrou sua pia do banheiro? Estamos aqui para explicar tudo o que você precisa saber para reparar pia de porcelanato. Nosso guia traz métodos de reparo para consertos grandes ou pequenos em pias de porcelanato. Não se apresse para substituir sua pia lascada: apenas compre o epóxi certo!

Rachaduras em pia de cerâmica: avalie a situação e a pia

Pias de cerâmica são bonitas e fáceis de limpar. Por outro lado, trata-se de um material frágil e fácil de rachar. Se você deixar cair acidentalmente um objeto pesado sobre uma pia desse tipo, corre o risco de danificar consideravelmente o porcelanato.

Caso a sua pia seja de porcelanato e ferro fundido, provavelmente você logo irá perceber uma marca preta sob o rachado. Em contato com a água, o ferro fundido fará com que a pia enferruje. Por isso, nesses casos o reparo precisa ser rápido!

Por outro lado, se você lascar uma pia de porcelanato sólido e tiver guardado a lasca, é possível fazer um reparo rápido com a ajuda de cola epóxi. Aqui vão algumas dicas sobre como reparar os dois tipos de estragos em pias de porcelanato.

Reparos em pia de cerâmica com massa epóxi

Massa epóxi é a solução perfeita para reparos em pias de porcelanato, pois o produto é capaz de preencher lacunas, proporciona uma vedação durável e permite que a peça reparada seja lixada e pintada posteriormente. Ao utilizar o Durepoxi Sólido da Loctite você garante um reparo eficiente e duradouro. Aprenda a realizar esse tipo de reparo:

  1. Limpe e seque a área que será reparada.
  2. Corte a quantidade desejada de massa epóxi com uma espátula.
  3. Amasse a massa usando uma espátula por aproximadamente um minuto ou até obter uma cor uniforme.
  4. Aplique a massa em até três minutos após finalizar a mistura. Preencha a rachadura com uma espátula. Certifique-se de que a massa esteja lisa e distribuída uniformemente sobre a superfície danificada.
  5. Esfregue a área com um dedo umedecido em água morna e sabão até que a cola fique lisa e esteja perfeitamente modelada.
  6. Espere secar por um período de 15 a 60 minutos antes de lixar a superfície.
  7. Lixe a área levemente com o auxílio de uma folha de papel lixa até a superfície ficar homogênea.
  8. Aplique tinta específica para retoque de porcelana sobre a área e deixe secar.

 

Existem várias marcas de kits para reparos de pia de porcelanato disponíveis no mercado, mas preste muita atenção! Ao comprar seu kit, tenha o cuidado de verificar a cor da massa e procure saber se o kit em questão foi desenvolvido para preencher lacunas e buracos. Caso contrário, o reparo pode ficar irregular e até mesmo agravar a situação de sua pia no longo prazo.

Reparos em pia de cerâmica com cola epóxi

Se você quiser reparar uma pia de porcelanato maciça e tiver em mãos o pedaço que foi quebrado, o Loctite Durepoxi Líquido – Seringa irá te ajudar a realizar um reparo fácil e rápido. Siga essas etapas:

  1. Lixe levemente as superfícies que a serem coladas.
  2. Limpe e seque as superfícies. 
  3. Aplique a quantidade de cola apropriada para cobrir a superfície danificada.
  4. Misture a resina e o endurecedor por pelo menos um minuto.
  5. Aplique a cola nas duas superfícies a serem coladas e pressione as partes firmemente.
  6. Limpe rapidamente o excesso de cola e apoie a peça no lugar por aproximadamente 10 minutos.