Colar pode ser a solução!

Como colar: usos, técnicas e ideias para reparos rápidos!

Existes infinitas maneiras de se usar cola. Aprenda como colar praticamente qualquer coisa com o nosso guia! Tire dúvidas sobre qual tipo de cola usar em diferentes projetos e traga sustentabilidade para o seu dia a dia. Afinal, é sempre melhor consertar do que descartar e o meio ambiente agradece!

Como usar diferentes tipos de cola

Você vai encontrar diferentes tipos de cola em diversos formatos e tamanhos, pois nem todas possuem a mesma composição ou foram criadas para a mesma finalidade. Algumas colas têm alta resistência, outras já são maleáveis e permitem o reposicionamento durante a colagem. Podem ser encontradas na forma líquida, em bastão, em gel ou em formato adesivo. Algumas colas são destinadas a pequenos reparos domésticos, enquanto outras podem até mesmo ser usadas na construção de uma casa.

O tipo de cola ideal vai depender do trabalho que você precisa fazer. Supercolas, adesivos de contato e epóxis podem ser mais adequados para projetos menores, enquanto colas de alta resistência se encaixam em trabalhos maiores. Saber qual material você irá colar é fundamental na hora de escolher o produto certo.

Como usar cola do jeito certo 

Uma vez que existem diversos tipos de cola para diferentes trabalhos, não deixe de verificar o rótulo da embalagem para saber mais sobre a composição, o tempo de secagem e as instruções de como - e em quais materiais - aplicar a cola.

Não importa o tipo de material que você esteja colando, existem algumas instruções universais básicas de uso. Por isso, tenha em mente o passo a passo abaixo, seja qual for o tipo de cola. 

  1. Limpe a superfície que você está colando, certifique-se de que todos os resíduos foram removidos. A cola não adere à superfícies sujas ou gordurosas;
  2. Retire a tampa do aplicador e o lacre do frasco;
  3. Teste sempre uma pequena porção de cola em um material descartável para verificar se está aderindo bem;
  4. Aplique a cola em uma das superfícies que precisa ser colada. Normalmente, não há necessidade de aplicar a cola em ambas, exceto no uso da cola de contato;
  5. Una as partes a serem coladas e mantenha-as no mesmo lugar até que a cola seque;
  6. Feche bem a tampa da cola após o uso;
  7. Armazene o frasco na vertical em local fresco;
  8. Aguarde o tempo de secagem necessário antes de manusear o objeto que você colou.

Reparos com cola: como escolher o adesivo ideal

Para trabalhos difíceis, como construir ou reparar estruturas, você precisará de um adesivo de construção resistente. Muitas vezes, eles exigem pistolas de calafetagem para serem aplicados.

Para trabalhos com dificuldade média, que exigem fixação forte, porém flexível, opte pela Super Bonder Flexível. Trata-se de uma fórmula em gel que permite colagens resistentes e extremamente precisas, mesmo em materiais flexíveis. Ideal para superfícies porosas e verticais, recomendada para borracha, couro, madeira, metal, porcelana, papel e alguns tipos de plástico.

Para pequenos trabalhos que exigem aderência precisa e forte, a linha Super Bonder Original não irá te decepcionar! Esta família de colas traz fórmulas de uso geral e especiais. A Loctite Super Bonder Precisão, por exemplo, tem força instantânea, seca transparente e possui um bico aplicador de longo alcance para aplicações precisas.