Um belo projeto do tipo “faça você mesmo” pode ser arruinado com uma gota de cola fora do lugar. Aprenda como remover o epóxi do metal de forma rápida e prática com as instruções do nosso guia.
Mesmo as pessoas mais cuidadosas correm o risco de sofrer algum acidente quando estão trabalhando com resina epóxi. Caso você precise remover epóxi de superfícies de metal, não se preocupe. Com os produtos adequados e a técnica certa, você pode deixar sua peça de metal brilhando novamente.
Ferramentas e produtos que você irá precisar:
- Álcool isopropílico ou acetona;
- Toalhas de papel;
- Papel alumínio;
- Algum tipo de raspador, pode ser um cinzel ou uma lâmina de barbear;
- Um pequeno recipiente, pode ser um pote ou uma vasilha;
- Cesto de cozimento;
- Pegador tipo pinça.
Segurança em primeiro lugar:
Utilize máscara de proteção e escolha uma área bem ventilada para trabalhar. Você também deve proteger os olhos e as mãos com óculos e luvas de segurança.
Método 1:
1. Mergulhe o objeto de metal com resina epóxi em um recipiente com álcool isopropílico ou acetona. Cubra com papel alumínio para evitar evaporação.
- Caso o objeto seja maior do que o recipiente, enrole o objeto em toalhas de papel e encharque-as com o removedor.
- A acetona deve agir dentro de 15 a 30 minutos. Já o álcool isopropílico deve levar um pouco mais tempo.
2. Retire a peça de metal do recipiente (ou remova os papéis toalha) e raspe o epóxi amolecido com o auxílio de um raspador.
3. Se você notar alguma mancha após essa primeira etapa, limpe-a com um diluente e um pano.
4. Finalmente, lave a peça de metal com água e sabão e seque com um pano.
Método 2:
1. Coloque o objeto em um cesto de cozimento e deixe o vapor amolecer a cola epóxi. O nível d’água deve estar a dois centímetros e meio abaixo da cesta.
2. Deixe sob vapor por 30 minutos e então remova a peça de metal com o auxílio de um pegador.
3. Utilize seu raspador para remover rapidamente a resina epóxi. Repita o processo caso necessário.
Se você está manuseando peças de metal e cola epóxi, é porque deve estar com algum projeto de reparo ou restauração em andamento.
Para adeptos da prática “faça você mesmo”, nada melhor do que contar com uma linha de adesivos extra fortes e resistentes como o Loctite Durepoxi. Este adesivo é recomendado para peças multimatéria e, após aplicação, permite acabamento final com tinta e/ou verniz, serra ou lixa.