Casinha de passarinho

Faça uma casinha de passarinho: convide a natureza para o seu quintal

Você sempre quis aprender a fazer uma casinha de passarinho de madeira? Leia nosso guia e descubra como.

Instruções para fazer uma casinha de passarinho de madeira

  • Corte. Para começar a fazer uma casinha de passarinho de madeira, você precisará de uma pequena tábua de madeira nas seguintes dimensões: 30 cm de largura, 3,5 cm de espessura e 1,5 m de comprimento. Pode ser uma tábua de cedro, cipreste ou pinus, dê preferência para madeiras não tratadas, isso porque vernizes e tintas podem ser tóxicas para os passarinhos. Você deve cortar a madeira da seguinte forma: 
    • Para o chão corte uma peça com 14 cm x 34 cm;
    • Para as paredes laterais você irá precisar de duas peças com 14 cm x 16 cm;
    • Para o fundo corte uma peça com 14 cm x 16 cm;
    • Para a parte da frente corte uma peça com 14 cm x 12 cm;
    • E, para finalizar, corte uma peça com 14 cm x 25 cm para o telhado.

Você pode cortar a tábua de madeira por conta própria ou encomendar o serviço a um marceneiro. Recomendamos que só faça o corte sozinho se já tiver experiência. Caso contrário, por segurança prefira a ajuda de um profissional. Atenção! Para garantir a inclinação do telhado, faça um corte diagonal na parte superior de cada uma das paredes laterais para que possam acomodar o telhado.

  • Perfure. A parede da frente da casinha terá 14 cm x 12 cm e servirá de entrada para os passarinhos. Faça uma perfuração de 2,5 cm nesse pedaço de madeira para obter o orifício de entrada da casinha. Você pode utilizar uma serra copo ou pedir a um marceneiro que faça o buraco. Vale lembrar que o tamanho da circunferência irá variar de acordo com o tamanho dos pássaros que você quer atrair, essa casinha foi projetada para a entrada de pássaros pequenos. Após o orifício de entrada ter sido feito, lixe as bordas para garantir que as aves consigam entrar na casinha sem se machucar nas rebarbas de madeira.
  • Impermeabilize. Essa é uma etapa opcional, caso deseje impermeabilizar a casinha, faça isso antes da montagem. Lembre-se que ao pintar ou usar uma solução a prova d’água como verniz você pode garantir uma maior durabilidade da casinha, no entanto, isso pode ser prejudicial para a saúde dos passarinhos. Portanto, a sugestão é que você opte por tintas à base de água.

Deixe o interior da casinha sem pintura, pois os passarinhos podem bicar as superfícies e ingerir a tinta ou verniz. Tente usar cores mais neutras e naturais, pois tons brilhantes ou chamativos podem assustar os passarinhos e impedi-los de entrar na casinha. Limpe todas as superfícies das juntas antes de aplicar a cola para madeira.

  • Monte o piso, a frente, a parte de trás e as laterais. Coloque o piso da casinha sobre uma superfície firme e plana, aplique a cola para madeira na base da peça de 14 cm x 16 cm (fundo da casinha) e cole-a na peça do piso. Em seguida, aplique rapidamente a cola para madeira na base e nas bordas laterais das peças que serão as paredes laterais e cole-as rente ao fundo da casinha. A última parte que deve ser colada será a parte da frente. Se a cola vazar das bordas no piso, raspe os excessos e limpe com água.
  • Monte o telhado. O telhado é a última parte que você irá adicionar. Você pode colá-lo no topo da casinha para que fique fixo ou pode optar por fazer um telhado removível, o que facilita a manutenção e a limpeza da casinha. Para ter um telhado removível basta colar dois pedacinhos de madeira na parte interna do telhado, de modo que fiquem posicionadas rentes às paredes laterais no interior da estrutura, criando um encaixe do telhado na estrutura da casinha, como se fosse uma tampa.
  • Seque. A cola para madeira pode levar até 48 horas para secar completamente. Leia as instruções na embalagem. Mantenha sua casinha de passarinho dentro de casa até a cola secar.

A melhor cola para fazer uma casinha de passarinho de madeira

Uma das melhores colas para você fazer sua casinha de passarinho é a Super Bonder Power Flex Gel. Esse adesivo é ideal para superfícies porosas e verticais, é forte o suficiente para resistir a condições extremas. Sua fórmula gel seca transparente e forma uma aderência duradoura que é resistente tanto ao tempo quanto ao impacto.