Você pode utilizar penas para artesanato em projetos simples ou complexos. Só depende de você deixar sua criatividade voar alto! O importante é que se trata de um material versátil, que pode ser utilizado de diversas maneiras.
Penas são bonitas, delicadas e versáteis. Existe um grande leque de penas para artesanato que você pode utilizar: como penas de faisão, penas de peru ou penas de pavão. Todas são lindas e podem te ajudar a embelezar objetos e projetos existentes, ou ainda, investir em criações exclusivas e divertidas.
Os projetos de artesanato que você pode fazer com penas são infinitos. Se você deseja dar aquela repaginada no seu visual, pode fazer artesanato com penas de pavão e construir todo tipo de acessórios, como tiaras, brincos e colares. Porém, se você prefere investir na decoração da sua casa, você pode criar lindas guirlandas feitas de penas ou apanhadores de sonhos (veja mais abaixo). Você pode ainda fazer artesanatos com penas para projetos escolares temáticos como cocar e colares para celebrar o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.
Muitos artesanatos feitos com penas envolvem algum tipo de adesivo na sua confecção.
Quando for escolher o adesivo para o seu projeto, certifique-se de que ele é capaz de colar todos os tipos de materiais que você está utilizando. As colas da Loctite são ótimas opções para diversos projetos. Se você estiver trabalhando com superfícies maiores, a Loctite 60 sec pode ser uma boa opção, pois ela proporciona uma colagem rápida, forte e reposicionável. Além de ser recomendada para diversos tipos de materiais como couro, borracha, madeira, metal, porcelana e papel. Para colagens mais precisas, a dica é utilizar a Super Bonder Perfect Pen, que adere a uma ampla variedade de materiais e possui um sistema sensível à pressão, controlando a dosagem e permitindo uma aplicação mais precisa.
Estas instruções se referem a um filtro de sonhos de design simples com destaque para as penas coloridas para artesanato. No entanto, você pode usar a sua criatividade e adicionar ao aro quantas missangas, fitas ou quaisquer outros materiais desejar.
- O que você precisa. Arame / aro de madeira, uma tigela rasa, penas, tinta acrílica, água, pontas de cordão, fio de couro, barbante, miçangas, cola e tesoura.
- Aplique a tinta nas penas. Misture bem em partes iguais a tinta acrílica e a água em uma tigela rasa, mergulhe as metades inferiores das penas nela e amarre-as para secar. Isso evita que a tinta se agrupe, além de criar um lindo efeito gradiente.
- Enrole o fio de couro ao redor do aro. Amarre um pedaço muito longo do fio de couro no aro, em qualquer ponto, e cole-o no lugar para garantir a fixação. Agora, puxe o fio pelo aro e passe por cima da borda. A seguir vá repetindo esse movimento, cruzando o fio pelo aro em diversas direções. Usando o mesmo pedaço do fio, continue entrelaçando dessa maneira até cobrir todo o aro; ele deve se parecer com uma roda de bicicleta quando você terminar.
- Adicione missangas e penas. Assim que as penas coloridas estiverem secas, prenda uma a uma na ponta de cada fio que estiver solto no aro. Amarre o barbante em volta da ponta do fio e adicione suas missangas. Amarre a ponta de cada fio no aro. Você pode usar supercola para reforçar os nós.
- Pendure o seu apanhador de sonhos.