Sua pistola de cola quente te deixou numa enrascada? Não se preocupe! Nós te explicaremos como remover cola quente de tapetes, rebocos e tecidos.
A cola quente pode ser utilizada em diversos tipos de trabalhos. Sua alta viscosidade e forte capacidade de aderência a materiais porosos, a torna extremamente útil em consertos de estofamentos e tecidos. Porém, só quem já fez uso de cola quente sabe como pode ser difícil e complicado. Se a cola quente foi parar em um tecido que não devia, não entre em pânico. Temos aqui dois métodos de fácil remoção de cola quente.
- Congelamento. Coloque a peça de roupa no congelador por 30 minutos. Uma vez que a cola tenha endurecido, gentilmente remova a cola do tecido. Se a peça for muito grande para ser colocada no congelador, coloque uma bolsa de gelo em cima da área afetada.
- Álcool Isopropílico. Encharque um cotonete em álcool isopropílico e, trabalhando das bordas para o centro, esfregue a solução na área afetada com o auxílio de um cotonete. Assim que o álcool amolecer a cola, tente puxá-la delicadamente do tecido. Tenha cuidado com tecidos finos.
Em se tratando de tapetes, você precisará de outra estratégia. Tapetes podem ser muito grandes para um congelador e aplicar álcool pode danificá-los. Veja o que você deve fazer.
Ferramentas necessárias:
- Ferro de passar
- Pedaço de tecido
- Posicione o pedaço de tecido sobre a mancha de cola.
- Coloque o ferro quente sobre o tecido, pressionando-o levemente para que a cola derreta e grude no tecido. Espere a cola esfriar e, então, puxe o tecido. Repita se necessário. Não passe o ferro de um lado para o outro, senão você irá espalhar a cola ainda mais.
Nunca esfregue a cola! Caso você derrube cola quente em tecidos ou tapetes, resista à tentação de esfregar a cola na tentativa de removê-la. Isso só fará com que a cola penetre ainda mais nas fibras do tecido e complicará o problema. Espere a mancha de cola quente esfriar antes de tentar removê-la.
Cola quente é muito eficiente quando aplicada em muros e paredes, pois permite uma adesão de materiais perfeita, fácil de remover e livre de pregos. Geralmente é utilizada para pendurar decorações leves como luzes de Natal ao redor de sua casa. Caso as datas festivas já tenham passado e o tempo de remover as luzes tenha chegado, segue o nosso guia sobre como remover cola quente de muros e paredes sem que você tenha o desprazer de remover o reboco junto.
- Encharque um cotonete ou pedaço de algodão em álcool isopropílico e, gentilmente, esfregue nas bordas da cola até amolecê-la.
- Raspe a cola com uma lâmina.
- Para cola quente resistente, aqueça a área com um secador de cabelo. Aquecer a cola irá suavizar sua aderência e permitir que você raspe-a mais facilmente.
Nem todo reboco de parede é igual. Rebocos tradicionais aguentam firme a cola quente, mas rebocos finos e delicados podem derreter sob o calor da cola. Nesse caso, prefira uma cola quente mais amena. Para verificar a qualidade do seu reboco, simplesmente bata na superfície da parede para observar sua textura e som.