A cozinha é o coração da uma casa. No lugar de contratar um marceneiro, aprenda como instalar armários de cozinha e faça você mesmo a remodelação da sua cozinha. Basta seguir nossas dicas para obter resultados profissionais com a metade do orçamento.
Olhar para uma cozinha antiga e desgastada pode intimidar até quem está acostumado a remodelar a própria casa. Mas o planejamento é a chave para uma instalação bem-sucedida de armários de cozinha. Veja alguns passos simples a serem seguidos antes de começar:
- Localize os encanamentos de gás e água e as tomadas e interruptores de luz. Pegue a planta de seu imóvel e localize todos os encanamentos. Também anote onde estão localizados os interruptores e as tomadas.
- Repare ou pinte as paredes caso seja necessário.
- Meça e marque a altura, a largura e a profundidade dos novos armários de cozinha, certificando-se de que eles se encaixarão corretamente nos espaços disponíveis.
Após concluir a medição e as marcações, é hora de instalar seus armários de cozinha.
Siga as instruções e veja como é simples você mesmo instalar os armários da sua cozinha:
- Comece pelos cantos. Sempre instale os armários de canto primeiro.
- Meça e marque a localização dos parafusos na parede e na parte traseira do novo gabinete. É importante usar parafusos suficientes para garantir a boa fixação da peça.
- Faça os furos na parte traseira do novo gabinete de acordo com as marcações nas paredes.
- Coloque o gabinete no lugar. Use uma trena nível para verificar se seu armário está reto. Utilize calços sob e atrás do armário, se necessário.
- Aparafuse o armário usando uma furadeira elétrica. Não aperte os parafusos com muita força ainda, pois você voltará para apertar todos eles quando a instalação estiver concluída (veja a etapa 7).
- Repita as mesmas etapas com os próximos armários. Instale mais gabinetes repetindo as etapas acima. Junte e aparafuse dois gabinetes um ao outro de acordo com as instruções do fabricante.
- Aperte o armário depois que todos os gabinetes estiverem no lugar.
- Instale o tampo do armário de acordo com as instruções do fabricante.
Se você tiver paredes irregulares, é recomendável colar os calços nas paredes. Isso evitará que os armários deformem ou entortem.
Ripas de madeira e rodapés recuados podem ser usados para preencher os espaços entre as paredes e o piso. Você pode prendê-los com pregos ou com cola multiuso.
Para obter acabamentos perfeitos e evitar vazamentos entre o topo da bancada e o frontão ou a parede, é recomendável calafetar adequadamente com selante.