Transforme suas roupas antigas!

Customização de roupas velhas: seja sustentável!

Talvez você já tenha pensado em fazer a customização de roupas velhas, mas não sabe costurar nem por onde começar? Não se preocupe. Você só precisa do guia da Loctite e da cola certa!

Ideias para a customização de roupas velhas: reutilize camisetas usadas

Sabe aquela camiseta antiga que você amava, mas que agora raramente usa? Que tal partir para a customização? Você pode transformá-la em uma peça de decoração. Confira algumas dicas:

  1. Corte. Use uma tesoura afiada para cortar o slogan da sua camiseta (por exemplo, ‘EU AMO O RIO DE JANEIRO’) ou a imagem que estampa a peça.
  2. Emoldure. Depois de cortar a parte da camiseta que você deseja manter, meça e compre um porta-retratos que seja grande o suficiente para abrigá-la.
  3. Cole. Aplique uma boa quantidade de cola no cartão de suporte que vem dentro da moldura e estique a parte que você cortou da camiseta sobre a cola sem deixar bolhas. Coloque um objeto pesado em cima e deixe secar. Sugestão: pode ser um livro bem pesado.
  4. Pendure. Quando a cola secar, coloque o cartão de volta na moldura de forma que o slogan fique à mostra. Feche a parte de trás da moldura e pendure-a ou coloque-a onde quiser.

Sempre observe as instruções de uso na embalagem do produto. Isso é muito importante, uma vez que algumas colas não são recomendadas para aplicação em tecidos, pois podem danificá-los.

Ideias para a customização de roupas velhas: transforme jeans em artesanato

Outra peça que geralmente todo mundo tem no armário é a calça jeans antiga. Se você possui algum par que não usa mais, ao invés de deixá-lo esquecido em alguma gaveta, transforme-o em uma caixa artesanal.

  1. Meça. Escolha uma caixa de papelão pequena; pode ser uma caixa de sapato. Em seguida, corte as pernas da sua calça jeans de modo que seja possível cobrir as laterais da caixa. É importante que os pedaços do jeans sejam cerca de 2,5 cm maiores do que as laterais da caixa. Dessa maneira, eles cobrirão toda a superfície da caixa e poderão ser dobrados e colados nas bordas internas da caixa e da tampa para criar o acabamento.
  2. Cole. Espalhe a cola pelas laterais da caixa e na tampa da caixa de papelão. Cubra com os pedaços de jeans e dobre sobre as bordas internas. Use grampos ou prendedores de roupa para segurar o jeans firmemente no lugar. Deixe secar.
  3. Faça o acabamento interno. Se quiser forrar o interior da caixa, faça isso antes de cobrir a parte externa com o jeans. Você pode usar uma camisa ou uma camiseta velha para forrar a parte interna da caixa e da tampa. Caso você opte pelo revestimento interno, saiba que o procedimento é o mesmo que foi realizado nas superfícies externas. Por fim, deixe secar.