Renove sua peça de couro

Cola para couro: escolhendo e usando a melhor cola

Sua jaqueta de couro rasgou? Apesar do couro ser um material durável, pode ser que você precise de uma cola para renovar suas peças de couro. Mostramos aqui as melhores maneiras de corrigir esses problemas.

Cola para couro: o que você precisa saber

Há tempos o couro é um dos materiais preferidos para a confecção de roupas, calçados, móveis, artigos esportivos e muitos outros produtos. Ele é maleável, resistente a intempéries e tem um visual único e rústico. Por ser produzido a partir do couro cru e de outras fibras naturais, o couro requer cuidados especiais para evitar rasgos, ressecamentos e, assim, manter a aparência de novo. Mas, mesmo quando se tem cuidado, buracos, rasgos e outros danos podem ocorrer.

O couro está constantemente se dobrando e flexionando. Por isso, para consertá-lo é necessário usar uma cola flexível, capaz de manter uma aderência durável. Cola branca comum ou cola de madeira não aderem bem ao couro e podem causar danos ao material. Em vez disso, procure por colas formuladas especialmente para couro na hora de consertar suas peças.

Cola de sapateiro: uma solução flexível

Para manter suas peças de couro como novas, use colas à prova d'água, flexíveis e que sejam invisíveis após a secagem. O mais importante: escolha uma cola que promova uma aderência permanente.

A cola de sapateiro é um adesivo versátil que adere, veda e repara couro, vinil, lona, têxteis, espuma, poliéster reforçado e muitos tipos de borracha. Formulada para se fixar a peças submetidas à flexão constante, ela fica invisível depois da secagem e resiste a vibrações, impactos, umidade e temperaturas extremas.

 

Devido a sua capacidade de preencher lacunas e buracos, a cola de sapateiro é ideal para colar superfícies irregulares, como o couro e outros tecidos texturizados.

Como consertar couro com cola: instruções passo a passo

Colar peças de couro como sapatos ou jaquetas é fácil, mas requer um pouco de conhecimento sobre os processos de preparação, aplicação e limpeza após o uso da cola para couro. Siga os passos a seguir para obter uma boa aderência e manter sua peça de couro com ótima aparência.

  • Prepare-se antes de usar. Escolha uma área bem ventilada e uma superfície de trabalho com espaço adequado. Cubra mesas ou outras superfícies com panos ou papéis. A aplicação da cola para couro é mais indicada a temperaturas entre 5° C e 40° C.

    Examine as partes a serem coladas e teste seu ajuste. Remova todos os fragmentos, sujeiras ou partículas que possam obstruir a colagem. Para obter uma melhor aderência, você pode passar uma lixa fina em superfícies muito lisas (por exemplo, plásticos duros ou metal). Após lixar, limpe a peça.
  • Limpe o couro. As superfícies a serem coladas devem estar limpas e secas. Para limpar o couro, use sabão em barra sobre um pano úmido. Esfregue suavemente o couro e remova toda a sujeira. Com um segundo pano, limpe qualquer resíduo de sabão que ainda restar. Deixe o couro secar completamente antes de continuar.
  • Aplique a cola para couro. Aplique uma camada fina, mas consistente, de cola a uma das partes que será fixada. Para preencher quaisquer lacunas, aplique uma camada de cola mais espessa, com até 5 milímetros. Para obter uma aderência inicial mais forte e resistente, aplique a cola em ambos os lados da superfície a ser colada.
  • Para reparos que exijam uma aplicação mais precisa, opte pela Super Bonder Power Flex Gel Control. Ela é resistente a umidade e altas temperaturas e cria uma aderência durável, mas flexível, com couro e outros materiais.

Use luvas de látex ou nitrilo (não de PVC, nylon ou algodão) para proteger suas mãos enquanto estiver usando cola para couro.

  • Junte as partes. Posicione as partes a serem coladas conforme desejar e pressione-as firmemente. Se necessário, mantenha as duas superfícies unidas com um elástico, fita adesiva ou uma braçadeira para garantir uma aderência perfeita. Deixe a peça secar de uma a três horas.

    Cola para couro seca rapidamente. Mas uma aderência mais permanente leva tempo para se formar. Em 24 horas, geralmente é possível obter 70% da adesão total. A aderência total é alcançada no período de 24 a 48 horas, dependendo da temperatura, umidade e espessura da aplicação.

Como regra geral, o tempo de secagem para a cola de couro é de aproximadamente 24 horas para cada três milímetros de adesivo aplicado.

  • Limpeza e armazenamento. Lave imediatamente as superfícies expostas à cola com álcool mineral. Se algum excesso ou gotas de cola já tiverem secado, remova o adesivo usando uma navalha ou ferramenta afiada. Tenha cuidado para não riscar ou danificar o couro.

    Guarde a cola restante em temperatura ambiente com o frasco bem fechado. Evite armazená-lo em locais sujeitos a temperaturas extremas (abaixo de 5° C ou acima de 50° C).