Todo o poder das supercolas

Super bonder: tudo o que você precisa saber

Acidentes acontecem, independentemente do quão cuidadoso você seja. Por isso, a super bonder é a cola mais indicada para consertar a alça da sua caneca de café favorita, remendar o seu sapato ou salto, ou para colar qualquer tipo de peça. A cola super bonder conserta de maneira eficaz vários tipos de materiais – e é muito fácil de manusear.

O que é super bonder?

A super bonder (ou adesivo a base de cianoacrilato, seu nome técnico) é um tipo de cola instantânea de alta resistência e secagem rápida criada para colar diversos tipos de materiais. As supercolas são valorizadas por sua resistência à umidade e às variações de temperatura e são comumente usadas em pedra, metal, madeira, couro, cerâmica, papel, na maioria dos plásticos e em muitos outros materiais.

Evite usar super bonder em algodão, lã ou itens que serão colocados no micro-ondas, forno ou lava-louças. Lembre-se de que supercolas geralmente não são seguras para utilizar em recipientes onde serão servidos alimentos.

As supercolas da Loctite vêm com vários tipos de aplicadores diferentes. A Super Bonder Perfect Pen, em formato de caneta, permite uma aplicação sem sujeira. Seu sistema é sensível à pressão e de fácil dosagem, tornando a aplicação tão fácil quanto escrever. Já para locais de difícil acesso, que necessitem de maior precisão, a Loctite Super Bonder Original Precisão apresenta um frasco de fácil manuseio e bico de precisão para fazer reparos com mais facilidade.

As supercolas geralmente vêm em forma líquida ou gel. As colas líquidas são a melhor opção para penetrar em rachaduras ou fendas, e geralmente secam mais rapidamente do que as colas em gel. Alguns adesivos em gel, como a Super Bonder Power Flex Gel Control, são mais flexíveis do que as colas líquidas – e, devido à sua consistência viscosa, evitam gotejamentos, oferecendo uma aplicação mais controlada para consertos que exigem maior precisão ou aplicação na vertical. A Loctite oferece uma ampla gama de supercolas líquidas ou em gel.

Quem inventou a super bonder?

A super bonder foi inventada em 1942 pelo Dr. Harry Coover. Ele fazia parte de uma equipe pesquisa criada durante a Segunda Guerra Mundial pela Eastman Kodak para desenvolver plásticos transparentes utilizados em miras de precisão de armas. Essa equipe descobriu acidentalmente um composto químico de aderência extraordinária, mas inicialmente os cientistas não viram nenhuma utilidade para a substância em suas pesquisas.

Apenas posteriormente Coover percebeu o potencial dos cianoacrilatos como cola e a substância passou a ser produzida para venda comercial pela Eastman Kodak em 1958. A Loctite seguiu o exemplo e também passou a produzir supercolas na década de 1960.

Qual é a eficácia da super bonder?

A super bonder cria uma fixação incrivelmente forte. Por causa das propriedades únicas do cianoacrilato, a colagem fica quase inquebrável. Ela é tão poderosa que o adesivo à base de cianoacrilato da Loctite quebrou o Recorde Mundial do Livro Guinness ao levantar um caminhão com mais de 8 toneladas com apenas 9 gotas de cola.

Quanto tempo leva para a cola super bonder secar?

Uma supercola de qualidade, como a Super Bonder Original tem uma secagem inicial de até 10 segundos. Já outras colas de igual qualidade como a Super Bonder Power Easy tem uma secagem de 30 segundos para facilitar na aplicação. Outras como a Cola Universal Loctite 60 sec. (embalagem de 20 g), seca em até 60 segundos, sendo possível fazer o ajuste da peça em até 30 segundos.

 

As embalagens de super bonder podem se ressecar rapidamente depois de abertas se não armazenadas corretamente. Portanto sempre limpe o bico do produto, tampe, conserve em local seco e fresco, em pé e tampado para maior durabilidade.

Super bonder e metal

A super bonder é a escolha ideal para colar a maioria dos metais. Certifique-se de que as superfícies de metal estejam limpas e use uma braçadeira para manter as peças encaixadas na posição correta.

A Super Bonder Original, agora com nova fórmula, é resistente a ambientes com umidade e a máquinas de lavar louças, além de suportar impactos e temperaturas que vão de -50°C até 120°C.

Super bonder e plástico

A super bonder é perfeita para fazer consertos em acrílico, policarbonato, poliestireno (exceto isopor) e policloreto de vinila (PVC). Leia as instruções com atenção antes de fazer seu conserto. Em geral, esse adesivo não é indicado para colar polietileno (PE), polipropileno (PP), silicone, resina antiaderente (PTFE), isopor e tecidos.

Pode ser difícil colar plástico devido à sua textura lisa e sua baixa porosidade. Verifique as especificações da sua cola e do seu material para evitar frustrações e peças mal coladas.