Economize dinheiro e porcelanato.

Reparando porcelanato:

Cuide você mesmo de lascas e rachaduras!

Se você precisa reparar seu porcelanato, não é preciso ligar para um especialista. Aprenda sobre os mais variados tipos de danos e descubra como você mesmo pode fazer o reparo de forma rápida e barata.

Avalie o dano

Saber o tipo de dano que seu azulejo sofreu pode ajudar a definir a melhor estratégia de reparo. Pequenas lascas e rachaduras podem ser seladas para prevenir maiores danos. Para danificações maiores, a melhor opção pode ser remover e substituir a peça.

Reparos no porcelanato

Remover azulejos

Se você deseja apenas selar uma rachadura, passe logo para a sessão Reparando Porcelanato.

Remova o rejunte ao redor do azulejo utilizando um martelo e um formão. Utilize óculos de proteção, luvas e uma camiseta de manga comprida para evitar o contato de poeira e de outros resíduos.

Remova o azulejo. Dependendo da acessibilidade do seu azulejo, você talvez precise quebrá-lo (com uma furadeira, martelo ou formão) e substituí-lo por um novo. Porém, caso você queira salvá-lo, tente removê-lo da seguinte maneira: posicione o formão em um dos cantos do azulejo e, com o auxílio de um martelo, tente soltar o azulejo cuidadosamente. Repita o processo em outros cantos e partes soltas da peça. Focar em apenas uma área do azulejo pode provocar rachaduras.

 

Esse processo é recomendado para projetos em que você precise remover ou reparar vários azulejos.

Com uma espátula remova resíduos de suas peças para que você possa aplicar argamassa fresca em baixo de seu azulejo.

Reparar azulejos

Uma vez que você tenha removido com sucesso seu azulejo danificado, você pode colar as partes quebradas. Esta sessão também ensina como reparar lascas e rachaduras.

Prepare as superfícies. Certifique-se que todas as superfícies que você deseja colar ou remendar estejam limpas, secas e com um bom encaixe.

Aplicação. Para colar as peças, aplique a cola adesiva em uma área bem ventilada e siga as instruções do fornecedor. Espalhe o adesivo de forma uniforme sob a superfície e pressione uma contra outra logo após a aplicação. Mantenha-as unidas até que a cola crie aderência, não reposicione as peças. Caso você precise selar somente uma lasca para prevenir danos futuros, aplique o selante no espaço lascado e remova o excesso de cola.

Limpeza. Limpe seu aplicador e remova o excesso de cola de seu azulejo utilizando uma lâmina, acetona ou água fervente.

Assentar azulejos

Siga essas instruções para finalizar seu projeto.

Encaixe perfeito. Utilize um nível para ter certeza de que o azulejo está um pouco abaixo do que os demais ao seu redor; você ainda precisa adicionar argamassa antes de inserir o azulejo.

Aplique argamassa na área de trabalho com uma espátula, assim como na parte de trás do azulejo para garantir máxima adesão.

Coloque o azulejo. Certifique-se que todos os cantos estão alinhados e o seu azulejo alinhado com os demais. Remova o excesso de argamassa antes que essa seque. Deixe o restante da argamassa secar.

 

Espalhe argamassa fresca nos arredores utilizando uma espátula e remova o excesso. Limpe qualquer excesso com uma esponja e água antes que a argamassa seque sobre o azulejo.

Sele a argamassa com um selante próprio.

 


 

Adesivos e colas para consertar porcelanato

Seu produto precisa funcionar bem em superfícies porosas para poder reparar porcelanatos danificados. Caso você queira remendos invisíveis, procure por supercolas de secagem transparente.

Cascola Monta & Fixa PL500 Interior ou Cascola Monta & Fixa PL600 Exterior são adesivos de montagemextra fortes que aderem a uma ampla variedade de matérias, sendo melhor indicado para um tipo de ambiente, de acordo com a aplicação. Outra excelente opção de selante é o Cascola Flexite Banheiro & Cozinha, que funciona bem para azulejos e outras superfícies.