Pistola de cola quente pronta para usar

Pistola de cola quente: a ferramenta ideal para consertos e artesanato

Uma pistola de cola quente de boa qualidade é uma ferramenta de bricolagem essencial. Pistolas de cola quente resistentes e versáteis podem ser usadas em uma ampla variedade de projetos em sua casa, de consertos à decoração. Leia mais sobre como aproveitar ao máximo sua pistola de cola quente.

Qual pistola de cola quente você deve comprar?

Ao escolher a melhor pistola de cola quente para as suas necessidades, analise o tipo de material com o qual você irá trabalhar. As pistolas de baixa temperatura produzem aderência a cerca de 120°C e são ideais para materiais delicados. Já as pistolas de alta temperatura geralmente aderem a 190 °C e são mais adequadas para materiais duros, como madeira e metal.

Como usar uma pistola de cola quente com segurança

Pistolas de cola quente são muito fáceis de usar, mas é recomendável tomar algumas precauções ao trabalhar com ferramentas em altas temperaturas. Veja como usar uma pistola de cola quente com segurança.

  1. Verifique se a pistola de cola quente está em boas condições. Nunca use uma pistola de cola danificada com um fio desgastado ou desencapado. Em caso de dúvida, compre uma pistola nova.
  2. Verifique se o bico está limpo. Remova qualquer resíduo antigo usando um palito de dente ou um pedaço de papel alumínio.
  3. Insira o bastão de cola.
  4. Ligue a pistola na tomada. A pistola começará a esquentar assim que for conectada à tomada. Por isso, certifique-se de que ela não esteja em contato com sua pele ou com qualquer outra superfície.
  5. Aguarde a cola esquentar. Isso geralmente leva apenas alguns minutos.
  6. Aplique a cola. Comece com uma pequena quantidade e aplique mais se necessário.
  7. Desligue a pistola da tomada. Desconecte o fio e espere esfriar sem encostar nas partes quentes. A cola levará alguns minutos para endurecer.

É recomendável o uso de luvas ao manusear uma pistola de cola quente.

Ideias para aproveitar ao máximo sua pistola de cola quente

Pistolas de cola são incrivelmente versáteis. Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar sua pistola de cola quente em casa:

  • Conserte praticamente qualquer coisa. Você pode usar sua pistola de cola quente para fazer consertos rápidos em peças de madeira, metal, tecido, couro, ou ainda em muitos outros tipos de materiais. 
  • Faça consertos rápidos em tecido. Use sua pistola de cola quente para refazer o estofado de uma cadeira ou fazer a barra em uma calça jeans.
  • Seja criativo, faça peças artísticas e artesanatos. Você pode aplicar a cola diretamente em uma tela ou criar decorações temáticas, como os enfeites da árvore de Natal, flocos de neve ou teias de aranha.