Mãos à obra!

Ideias de artesanato em madeira: peças de decoração para você

Dê uma olhada nas ideias simples de artesanato em madeira da Loctite e crie peças de decoração que darão um toque individual a qualquer cômodo da sua casa.

Ideias de artesanato em madeira com palitos de picolé: nicho de parede hexagonal

Você pode transformar palitos de picolé em um lindo nicho de parede hexagonal. Compre um pacote de palitos em uma loja de artesanato e comece já.

  1. Crie um modelo de hexágono em papel. Meça um palito de picolé e use essa medida para criar um hexágono sobre uma folha de papel. Quanto mais compridos forem seus palitos, maior será seu nicho.
  2. Cole. Pegue três palitos e posicione-os alternadamente sobre seu modelo de hexágono criado no papel. Em seguida, aplique um pouco de cola nas duas pontas de cada um dos três palitos. Cole os três palitos que faltam para formar o hexágono sobre os palitos com cola.
  3. Faça várias camadas. Repita esse processo para criar várias camadas de palitos. Você pode fazer um nicho da profundidade que desejar, mas o ideal é usar de oito a dez camadas de palitos para que o nicho possa funcionar como uma prateleira.
  4. Pinte a madeira. Quando a cola secar totalmente, pinte seu nicho hexagonal com um condicionador de madeira ou verniz tonalizante (stain) para dar a ele uma aparência vintage. Assim que o verniz secar, cole um suporte para quadros na parte de trás da peça e pendure o nicho na parede.

Artesanato em madeira para o Natal: árvore de palete

Nada melhor para a época de festas de final de ano do que uma árvore de Natal lindamente decorada. Usando um palete de transporte antigo ou sem uso, você pode combinar artesanato em madeira com reciclagem para criar uma peça maravilhosa.

  1. Corte o palete. Desenhe um triângulo no formato de árvore sobre as ripas do palete e serre a madeira. As ripas que representam os galhos da árvore devem ficar na horizontal. Se precisar, reforce e alongue a ripa central – que forma o “tronco” de sua árvore – aparafusando duas ripas mais curtas às laterais da parte inferior do tronco. Crie a base de sua árvore aparafusando outro pedaço de madeira quadrado ou retangular ao tronco da peça.
  2. Lixe. Para alisar a superfície das ripas do palete, use uma lixa manual ou uma lixadeira elétrica. Limpe o pó após terminar.
    Trate a madeira. Para dar ao palete um aspecto mais requintado ou vintage, use um pincel e um verniz tonalizante (stain) escuro para madeira.
  3. Pinte. Depois que o verniz secar, pinte os galhos de sua árvore de verde. Não é necessário pintar a ripa central (tronco).
  4. Decore. Quando a tinta verde secar, use um adesivo em spray para decorar a árvore como desejar. Para dar um ar mais tridimensional, uma ótima opção são bolas de tecido de cores diferentes ou bolas de natal e lâmpadas pisca-pisca.

Mais ideias para seu artesanato em madeira

A madeira é um material muito versátil e você também pode utilizá-la para fazer:

  • Artesanato em madeira rústica ou em madeira velha;
  • Artesanato em madeira para jardins;
  • Artesanato de madeira para parede.