O toque final!

Uma dica valiosa: como instalar e consertar sancas de estuque

Ao instalar sancas de estuque em salas ou armários, você pode transformar um ambiente agradável em um espaço excepcional. Este manual fornece dicas e orientações para que você mesmo seja capaz de instalar e consertar esses elegantes elementos de design.

A moldura decorativa dá um toque elegante ao teto da sala.

Instale sancas para criar um ambiente interno especial

Você quer dar um ar de elegância e personalidade à decoração de seus espaços interiores? Molduras de estuque podem ajudá-lo a fazer isso: elas criam uma separação visual entre paredes e tetos, dão um toque de classe a armários e podem ocultar rachaduras. Elas também são oferecidas em vários materiais e formatos. Assim, você poderá encontrar uma moldura que se adapte ao seu gosto e mobiliário.

O que você precisa para fixar molduras de estuque

Você precisará dos seguintes materiais para instalar ou consertar molduras decorativas de estuque:

  • moldes
  • pincel
  • tinta/verniz
  • serra circular
  • giz ou um lápis
  • pistola para calafetar
  • nível de bolha 
  • fita métrica
  • escada
  • selante ou cola
  • espátula
  • fita crepe
  • Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior

Você pode adicionar uma lixa à lista para suavizar superfícies ásperas. Para garantir sua segurança, use óculos de proteção e luvas ao cortar o material.

Você sabia que a Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior é uma cola de alta resistência indicada para instalações, decorações e reparos internos? Com ela, é possível colar madeira, MDF, compensados, drywall, poliestireno expandido, cerâmica, concreto, metal, pedra, vidro e cortiça. Muito prática, a Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior elimina a necessidade de furar, parafusar ou pregar.

Um lápis, peças de sanca e uma espátula são alguns dos materiais que você precisará para decorar seus ambientes.

Como instalar molduras decorativas em salas e quartos

  1. Decida se você quer pintar ou envernizar a sua moldura decorativa antes ou depois de instalá-la. Se você acredita que será difícil pintar toda a moldura após a instalação, pinte as peças que cortou antes de fixá-las. Se houver rachaduras ou imperfeições na parede, a pintura após a instalação pode ajudar a disfarçá-las. Você também pode aplicar um primer e uma camada de revestimento, instalar a moldura de estuque e, posteriormente, dar mais uma demão de tinta.
  2. Em seguida, você precisa criar um molde para marcar as paredes. Se você criar um canto conforme será explicado aqui, você poderá usá-lo para que os ângulos dos cortes sejam feitos de maneira correta. Utilize uma serra circular para cortar o molde e garantir que suas peças se unam no ângulo adequado. Em seguida, junte-as usando a Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior e posicione-as entre o teto e a parede. Marque o local onde a borda da moldura ficará e faça marcas parecidas em todos os lugares em que você deseja instalar a sanca de estuque.
  3. Agora é hora de medir, cortar e instalar sua moldura e pintá-la. Siga as mesmas instruções referentes à criação do molde da sanca. Em seguida, aplique uma quantidade suficiente de Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior na moldura ou na parede. Pressione a moldura no lugar, segure-a por alguns instantes e repita o processo até que o cômodo todo esteja pronto. Aplique alguns fixadores mecânicos para apoiar a moldura e, em seguida, use Cascola Flextec FT101 para vedar as juntas inferiores e superiores. Remova qualquer excesso e deixe secar.

Atenção!
As junções entre as molduras podem ficar aparentes à medida que o tempo passa e o material se modifica. Para evitar juntas aparentes no meio de uma parede ou um armário, compre molduras ou sancas que tenham pelo menos a mesma medida da parede ou do armário e corte-as para que fiquem do tamanho desejado.

Um bom acabamento deixa a sanca recém-instalada ainda mais bonita

Como instalar molduras em armários de cozinha

Nada como um armário decorado com a moldura certa!

  1. Criar um molde é sempre uma boa ideia, pois você pode ter a certeza de que as peças serão cortadas nos ângulos corretos e se encaixarão perfeitamente em seu armário. Em vez de tirar as medidas do armário para fazer o molde, faça a modelagem diretamente nele. Este processo mostrará exatamente onde você precisa cortar.
  2. Corte o molde usando uma serra circular para que o ângulo das juntas fique idêntico ao do seu armário.
  3. Posicione as molduras de estuque (você pode usar fita crepe para mantê-las no lugar) e verifique se elas se encaixam corretamente antes de colá-las.
  4. Use  Cascola Monta & Fixa PL500 - Interior para colar a primeira peça no armário. Em seguida, junte a próxima moldura de maneira similar. Repita esse procedimento até colar todas as peças. Em projetos maiores, fixadores mecânicos também são necessários para manter tudo no lugar.
Sua cozinha com muito mais estilo

Como consertar molduras quebradas ou com falhas

Com os materiais e procedimentos corretos, você pode consertar rachaduras, pequenas depressões e espaços entre molduras, conforme explicado nos quatro procedimentos listados abaixo.

Felizmente, a marca Cascola nunca deixa você na mão: com o Cascola Flexite Fendas & Trincas e o Cascola Flexite Multiuso são selantes de alta qualidade e resistência. Ideais para o preenchimento de lacunas, eles com certeza vão ajudar você a consertar suas molduras – a solução é espetacularmente simples!

  1. Preencha os espaços entre a sanca e o teto usando o Cascola Flexite Fendas & Trincas ou o Cascola Flexite Multiuso. Espalhe o produto ao longo da fenda ou espaço e alise-o. Remova os excessos, deixe secar e pinte a moldura.
  2. Preencha os espaços entre as peças da sua moldura ou das eventuais rachaduras encontradas nela usando o Cascola Flexite Fendas & Trincas, produzido especialmente para o preenchimento de lacunas. Remova qualquer excesso e deixe secar. Se necessário, cubra o local onde aplicou o produto com massa corrida apropriada. Use uma lixa para uniformizar a superfície e pinte a área modificada.
  3. Se a sua moldura decorativa estiver manchada ou com falhas, talvez seja recomendado pintá-la. A pintura é melhor do que outros tipos de acabamentos para esconder imperfeições na moldura.
  4. Substituir a moldura pode ser a melhor solução caso ela esteja muito danificada ou tenha sido cortada de forma errada (muito curta).
Exemplo de como substituir um pedaço de moldura danificada.