No auge da beleza

Como trocar uma luminária: transformando um cômodo em um destaque

Se você quiser trocar a sua luminária, por que não combiná-la com uma roseta de teto? Instalar e fixar uma roseta no teto é uma maneira fácil e barata de dar aos cômodos da sua casa uma aparência sofisticada. Você quer saber como trocar uma luminária? Nós te ensinamos!

Como instalar uma roseta de teto

Geralmente, quanto maior for o cômodo da sua casa e a luminária que você deseja instalar, maior será a roseta de teto. Rosetas são disponibilizadas em muitos tamanhos e materiais diferentes. Existem rosetas de gesso, espuma de poliuretano leve e até de plástico.

Prepare a roseta. Se você quiser pintar sua roseta, é muito mais fácil fazê-lo antes de fixá-la no teto. Primeiro, aplique uma camada leve e uniforme de tinta spray fosca. Aplique uma segunda demão após uma hora para engrossar a pintura. Depois que a tinta spray estiver seca, pinte a roseta como desejar, usando tinta adequada para o material dela e um pincel pequeno ou uma esponja para ressaltar os detalhes.

Usar cores diferentes é uma ótima maneira de destacar sua nova roseta. Certifique-se de deixar cada cor secar antes de aplicar a próxima para que as tintas não se misturem nem fiquem manchadas.

Remova a luminária existente, incluindo os suportes e soquetes. Desligue a energia elétrica da luminária (no quadro geral de energia e no interruptor) antes de começar a trabalhar!

Aplique o adesivo na parte de trás de sua roseta. Apesar de alguns adesivos reduzirem a necessidade do uso de parafusos, faça alguns orifícios em sua roseta antes de aplicar a cola. Prepare parafusos-âncora conforme o necessário para que você consiga fixar com segurança sua roseta ao teto. Verifique se a cola escolhida é adequada ao material da roseta e do teto.

Fixe a roseta. Pressione-a firmemente no lugar e prenda com parafusos. Certifique-se de que todos os fios e peças de fixação de sua luminária estejam facilmente acessíveis.

Aplique o selante em torno das bordas da roseta para dar o acabamento.

Cubra seus parafusos. Preencha os orifícios dos parafusos com massa corrida e pinte-os caso seja necessário.

Instalando luminárias

Agora que a roseta está no lugar, é hora de pendurar sua luminária.

Defina a altura. Determine a distância entre o chão e a luminária e ajuste o fio, se houver um.

Pendure a luminária. Fixe o suporte do soquete na roseta, conecte os fios e prenda a cúpula normalmente. Lembre-se de que a segurança vem em primeiro lugar: se sua luminária for grande e pesada, peça a um amigo para segurá-la enquanto você instala o suporte, os fios e a cúpula.

Como trocar uma luminária usando os produtos certos

Você precisa de dois produtos para obter os melhores resultados: um adesivo para fixar sua roseta no teto e um selante para dar um acabamento perfeito. A Cascola Monta & Fixa PL500 Interno é uma ótima opção não só porque reduz a necessidade de usar pregos e parafusos, mas também porque adere a vários tipos de superfícies, como drywall e concreto. Depois que a roseta estiver no lugar, procure um produto como a Cascola Flextec FT 101, um selante premium muito versátil que aceita pintura e não sofre contrações de volume.