Adeus cola indesejada

Não deixe rastros: Como remover super bonder da maioria das superfícies

Não importa o quão cuidadoso você seja, derramamentos e aplicações incorretas de cola acontecem. Por sorte, para remover super bonder você vai precisar de pouco mais do que alguns itens da sua despensa. Siga o nosso tutorial com técnicas de como remover cola indesejada de metais, plásticos, vidros, tecidos, couros, concretos e outros materiais comuns.

Como remover super cola de quaisquer superfícies

Quando se trabalha com super colas, epoxies e demais adesivos, derramamentos e vazamentos podem acontecer e acabam deixando resíduos indesejados. Saiba o que fazer, é importante agir com rapidez, assim você economiza tempo e salva a superfície de eventuais resíduos ou danos.

Como remover super cola de metais

Remover super colas indesejadas de metais, alumínios e outros tipos comuns de metais requer atenção especial, mas não precisa ser um desafio. Seguem algumas dicas simples de como remover cola de metais.

  1. Sempre comece limpando quaisquer sujeiras e outros resíduos da área afetada com um pano úmido.
  2. Encharque um pano de limpeza ou uma bola de algodão em acetona pura. Caso não tenha acetona em mãos, tente removedor de esmaltes. Pressione o pano, ou o algodão contra a cola até que essa dissolva. Remova completamente. 
  3. Tente raspar a cola com uma espátula ou uma gilete.
  4. Para uma alternativa mais forte que acetona, experimente álcool desnaturado, fluído de isqueiro, ou peróxido de hidrogênio. Aplique com um tecido ou com uma bola de algodão e então limpe completamente.  

Como remover super cola de metais pintados

Remover cola super bonder de metais pintados é um processo similar.

Novamente, comece limpando a superfície. Em seguida, cubra a área afetada com um spray lubrificante. Deixe penetrar, limpando quaisquer resíduos da superfície além da cola. Utilize uma superfície suave para raspar o excesso de cola.

Como remover super cola de plásticos

Removendo super cola de objetos plásticos, tente óleo vegetal ou creme hidratante. Umedeça um pano e pressione contra a cola até que essa fique saturada do material. Deixe o óleo ou o creme penetrar e depois limpe. Vinagre também pode remover excessos de cola seca de materiais plásticos. Encharque a área afetada com vinagre branco e então raspe a cola com uma espátula ou algum cartão plástico.

Como remover super cola de vidro

Para remover super cola de superfícies de vidro tente uma combinação de técnicas manuais e químicas. Aplique vaselina, removedor de esmalte, vinagre ou óleo na área afetada. Encharque a região e procure remover a cola gentilmente com o auxílio de uma espátula ou de uma esponja.

Como remover super cola de tecido

Para remover manchas e vazamentos indesejados de cola em tecidos, raspe o máximo de cola que você puder e deixe o tecido de molho durante uma noite em água fria.

Após ter deixado o tecido de molho, aplique uma pequena quantidade de detergente para roupas na área onde está a cola e esfregue suavemente. Lave o tecido normalmente em água morna. Caso a cola persista, aplique acetona com uma bola de algodão contra a área do tecido afetada.

Como remover super cola de couro

Comece por raspar a cola com o auxílio de alguma superfície suave. Aplique água morna com sabão, para isso utilize uma esponja macia, encharcando a cola de espuma. Limpe o restante com um pedaço de tecido limpo e seco, repita a operação se necessário.

Como remover super cola de concreto

Não tema, remover super cola de concreto é fácil. Comece por remover a cola seca com o auxílio de uma espátula ou com um raspador com lâmina.

Água fervente pode amolecer a cola. Para colas persistentes, tente misturar uma pequena quantidade de amônia com detergente para lava louças e esfregue sobre a área afetada.

Esquente as coisas! Para super colas grudadas em pisos, tente aquecer a região afetada com um ferro de passar roupa. Cubra a área com um papel toalha, passe o ferro e remova a cola solta.