Adeus cola quente!

Como remover cola quente:

Do piso ao teto e aonde mais ela grudar!

Sua pistola de cola quente te deixou numa enrascada? Não se preocupe! Nós te explicaremos como remover cola quente de tapetes, rebocos e tecidos.

Como remover cola quente de tecidos

A cola quente pode ser utilizada em diversos tipos de trabalhos. Sua alta viscosidade e forte capacidade de aderência a materiais porosos, a torna extremamente útil em consertos de estofamentos e tecidos. Porém, só quem já fez uso de cola quente sabe como pode ser difícil e complicado. Se a cola quente foi parar em um tecido que não devia, não entre em pânico. Temos aqui dois métodos de fácil remoção de cola quente. 

  1. Congelamento. Coloque a peça de roupa no congelador por 30 minutos. Uma vez que a cola tenha endurecido, gentilmente remova a cola do tecido. Se a peça for muito grande para ser colocada no congelador, coloque uma bolsa de gelo em cima da área afetada.
  2. Álcool Isopropílico. Encharque um cotonete em álcool isopropílico e, trabalhando das bordas para o centro, esfregue a solução na área afetada com o auxílio de um cotonete. Assim que o álcool amolecer a cola, tente puxá-la delicadamente do tecido. Tenha cuidado com tecidos finos.

Como remover cola quente de tapetes 

Em se tratando de tapetes, você precisará de outra estratégia. Tapetes podem ser muito grandes para um congelador e aplicar álcool pode danificá-los. Veja o que você deve fazer. 

Ferramentas necessárias:

  • Ferro de passar
  • Pedaço de tecido
  1. Posicione o pedaço de tecido sobre a mancha de cola.
  2. Coloque o ferro quente sobre o tecido, pressionando-o levemente para que a cola derreta e grude no tecido. Espere a cola esfriar e, então, puxe o tecido. Repita se necessário. Não passe o ferro de um lado para o outro, senão você irá espalhar a cola ainda mais.

Nunca esfregue a cola! Caso você derrube cola quente em tecidos ou tapetes, resista à tentação de esfregar a cola na tentativa de removê-la. Isso só fará com que a cola penetre ainda mais nas fibras do tecido e complicará o problema. Espere a mancha de cola quente esfriar antes de tentar removê-la.

Como remover cola quente de rebocos

Cola quente é muito eficiente quando aplicada em muros e paredes, pois permite uma adesão de materiais perfeita, fácil de remover e livre de pregos. Geralmente é utilizada para pendurar decorações leves como luzes de Natal ao redor de sua casa. Caso as datas festivas já tenham passado e o tempo de remover as luzes tenha chegado, segue o nosso guia sobre como remover cola quente de muros e paredes sem que você tenha o desprazer de remover o reboco junto.

  1. Encharque um cotonete ou pedaço de algodão em álcool isopropílico e, gentilmente, esfregue nas bordas da cola até amolecê-la.
  2. Raspe a cola com uma lâmina.
  3. Para cola quente resistente, aqueça a área com um secador de cabelo. Aquecer a cola irá suavizar sua aderência e permitir que você raspe-a mais facilmente.

Nem todo reboco de parede é igual. Rebocos tradicionais aguentam firme a cola quente, mas rebocos finos e delicados podem derreter sob o calor da cola. Nesse caso, prefira uma cola quente mais amena. Para verificar a qualidade do seu reboco, simplesmente bata na superfície da parede para observar sua textura e som.