Como instalar rodapés:

O básico

Leia o nosso pequeno guia e aprenda como instalar e reparar rodapés para criar uma elegante transição entre o chão e as paredes. Rodapés definem a cara do ambiente, e eles certamente não precisam parecer um simples detalhe!

Rodapés: definindo o estilo

Rodapés vêm em muitos estilos e tamanhos, podem ser rodapés de poliestireno, PVC ou madeira. Sendo assim, você pode combinar diferentes tipos de materiais para criar ambientes únicos. Levar em consideração o estilo da sua mobília e o tamanho do cômodo em que irá instalar o rodapé te ajudará a selecionar o tipo correto. Afinal, o rodapé ideal deve não só cobrir as lacunas entre o piso e as paredes, mas também melhorar o estilo do ambiente como um todo.

Como instalar e fazer o acabamento dos rodapés

Determine a quantidade de rodapé que você irá precisar. Se você está instalando um novo rodapé ou substituindo um acabamento antigo, você precisa medir a área onde ele será instalado. Se você quiser evitar a junção de peças, provavelmente terá que comprar material extra para que cada peça seja pelo menos do mesmo cumprimento da parede à qual você irá fixá-la.

Por isso, deve levar em conta o material extra para os cortes necessários nos cantos externos. Se você estiver trocando um rodapé antigo, poderá substituir o material ao longo de toda a parede para evitar o excesso de emendas.

Prepare a área. Certifique-se de que a área do projeto esteja livre de poeira e detritos, remova todo o material antigo que você deseja substituir. Passe uma faca ao longo da junção entre o rodapé e a parede para separar os materiais e deixar a área limpa. Insira uma lâmina longa e plana entre o rodapé e a parede para retirar o rodapé. Retire qualquer resquício da calafetagem antiga e suavize as bordas.

Medir para cortar. Coloque as peças ao longo da parede na posição em que elas deverão ficar depois de instaladas. Marque os cantos, porque é o lugar em que você precisará cortar o material. Use óculos de proteção quando for utilizar a serra de esquadria para cortar os cantos. Verifique se as junções estão alinhadas antes de começar a fixar o rodapé. Se você estiver substituindo um rodapé antigo, verifique se o novo material se encaixa firmemente no lugar.

Poucos cantos medem exatamente 90 graus. Utilize material extra ou sobras de material para criar um molde e determinar o ângulo apropriado para cada um dos cantos antes de cortar os rodapés que você irá instalar.

Fixar as placas na parede. Aplique o adesivo de acordo com as instruções do fabricante e pressione o rodapé firmemente no local desejado. Em alguns casos, você poderá precisar usar pregos para dar mais firmeza aos rodapés.

Lixar. Remova quaisquer bordas afiadas lixando levemente todos os cantos com uma lixa fina.

Vedar. Aplique uma pequena camada do adesivo de contato ao longo da parte superior e inferior do rodapé para selar seu projeto.

Qual o tipo certo de adesivo para o seu projeto?

Não importa se você está instalando novos rodapés ou substituindo os antigos, não há como errar com adesivos de alta resistência, como o Cascola Monta & Fixa PL500 Interior. Ele reduz a necessidade de pregos, o que os torna perfeitos para a instação de rodapés. Cascola Monta & Fixa PL500 Interior é um adesivo de montagem extra forte com alto agarre imediato. Prático de usar, garante a eficiêcia na aplicação com uma excelente colagem e força final.