Sua cozinha de cara nova

Como instalar armários: Tudo que você precisa saber

Aprender como instalar armários por conta própria pode ser uma forma de economizar dinheiro na reforma da sua cozinha. Nosso guia explica como instalar armários de parede de forma simples, rápida e prática!

Passo 1: Como instalar armários de parede: preparação

Preparar com calma o espaço onde você irá trabalhar na instalação dos armários é importante: sem um planejamento ou sem materiais apropriados você pode acabar com armários tortos, fiação elétrica danificada ou rachaduras nas paredes.

Aqui vão alguns passos importantes que requerem atenção antes de você instalar os novos armários da cozinha.

  1. Localize as vigas, canos de água e conduítes da parede. Pegue a planta do imóvel, localize e marque os pontos que não podem ser perfurados.
  2. Meça 1,37 metro a partir do chão. Usando um medidor de nível, desenhe uma linha reta para marcar exatamente onde ficarão as bordas do seu armário.
  3. Coloque trilhos de sustentação para apoiar o armário na parede.
  4. Remova as portas do seu armário.
  5. Una os nichos do armário com grampos ou ganchos para obter uma instalação precisa. É importante que você só una as partes do armário se for possível levantar a peça inteira de uma só vez com segurança.
  6. Aparafuse os nichos do armário. Fixe as partes do armário conforme indicado nas instruções de montagem da peça.
  7. Antes de suspender a peça, faça furos no trilho localizado na parte detrás do armário. Marque na parede os pontos onde os parafusos serão fixados atentando para vigas, canos e conduítes. Em seguida, faça os furos para os parafusos na parte detrás do armário considerando as medidas que você já marcou na parede. Assim, você conseguirá fixar o armário exatamente no local marcado.

Se seus armários tiverem um sistema de iluminação, verifique se a fiação elétrica está passando pelo meio do trilho suspenso. Se for esse o caso, escolha parafusos para o armário com o comprimento correto, de modo que não cortem a fiação elétrica.

Passo 2: Como instalar armários de parede

Depois que você preparou o espaço onde irá trabalhar, é hora de colocar a mão na massa e instalar seu novo armário de cozinha.

  1. Levante os armários. Coloque a parte inferior dos armários nos trilhos de sustentação e empurre o armário na parede.
  2. Aperte os parafusos de montagem nas aberturas pré-perfuradas no trilho suspenso, certificando-se de fixar os armários diretamente na parede. Se suas paredes forem irregulares, use calços ao longo da parte detrás dos armários. Isso evitará que os armários se curvem quando você colocá-los no lugar.
  3. Verifique se os armários estão nivelados e encostados na parede antes de montar o próximo conjunto de armários.
  4. Repita o processo para o próximo conjunto de armários até concluir toda instalação.

Passo 3: Como finalizar a instalação de armários de parede na cozinha

Assim que seus novos armários tiverem sido fixados à parede, você poderá dar os retoques finais. Veja como terminar de instalar os armários suspensos.

  1. Remova todos os grampos que mantêm os armários unidos.
  2. Aperte os parafusos do interior do armário – tanto os que conectam o armário à parede quanto os que fixam os nichos adjacentes –, certificando-se de que os parafusos estejam firmes e resistentes.
  3. Recoloque as portas nos armários, certificando-se de que todas estejam funcionando corretamente.
  4. Remova o trilho de suporte da parede.
  5. Sele as extremidades dos armários com um selante à base de acrílico ou polímero MS ou uma tira de preenchimento.

Como toque final, sugerimos que você use um selante ao longo das extremidades do armário, onde a peça encontra a parede ou o piso.