Como consertar plásticos quebrados

Faça você mesmo: Como consertar plástico quebrado

Por que você deveria saber como consertar plástico quebrado? A maior parte dos utensílios domésticos, como baldes e liquidificadores, é feita de plástico – e até mesmo os melhores produtos podem quebrar. Em vez de jogá-los fora e sobrecarregar ainda mais o meio ambiente, por que não repará-los? O maior desafio é colar duas ou mais peças quebradas, mas este guia ensina você a fazer isso num estalar de dedos.

O adesivo certo para consertar plástico quebrado

Seja para consertar um buraco em uma peça plástica ou para unir partes quebradas, usar a cola certa é a chave para o sucesso.

O melhor adesivo para consertar a sua peça quebrada vai depender do trabalho que você precisa realizar. Alguns adesivos são ideais para projetos maiores, enquanto outros só servem para consertar alguns tipos de plásticos. 

Após escolher a melhor cola, sempre leia as instruções da embalagem e os detalhes técnicos do produto para garantir que ele atende suas necessidades.

Consertando plásticos quebrados: algumas aplicações

Nunca é demais aprender como consertar os mais variados tipos de peças plásticas. E você terá que seguir diferentes procedimentos para preencher buracos em plástico, selar peças rachadas ou colar mais de dois ou três pedaços de plástico. Esta seção mostra três exemplos de projetos.

Como consertar plástico quebrado com superbonder 

  1. Reúna o material necessário. Pegue as peças que você deseja colar. Além da cola, você também vai precisar de toalhas de papel, algo para proteger a superfície da sua área de trabalho e lixa (para polir as peças a serem coladas).
  2. Proteja-se. Trabalhe em uma área bem ventilada. Lave sempre suas mãos ao terminar a colagem e, se possível, utilize luvas.
  3. Prepare as peças a serem coladas. As superfícies precisam ter um encaixe preciso (teste o encaixe antes de começar a colar) e devem estar secas e limpas. Lixe gentilmente as superfícies para deixá-las menos ásperas.
  4. Prepare a cola e o ativador (caso necessário). Abra a cola e, caso necessário, o ativador da cola de acordo com as instruções da embalagem.
  5. Aplique o ativador (caso necessário). Se você estiver utilizando um ativador, aplique em ambas as superfícies – a não ser que as instruções recomendem proceder de outra maneira. Espere secar completamente e, em seguida, aplique a cola.
  6. Aplique a cola. Aplique a cola em pequenas quantidades em uma das superfícies e pressione as partes a serem coladas imediatamente. Mantenha as extremidades unidas até que a cola seque. Não mova as peças.
  7. Limpe. Limpe o aplicador de cola com uma toalha de papel e feche a embalagem. Remova possíveis excessos de cola com lenços levemente umedecidos. Caso você precise remover um grande excesso de cola ainda não seca, umedeça-a e espere secar até conseguir raspar o excesso com cuidado. Você também pode cortar a cola seca com uma lâmina afiada ou removê-la com acetona ou água quente. Porém, tenha cuidado, pois acetona pode danificar alguns tipos de plástico e é altamente inflamável.