Vamos nessa!

Colas spray: Tudo que você precisa saber

Escolher uma cola spray pode facilitar trabalhos de reparação, sejam aqueles feitos em metal, plástico, tecido ou madeira. Siga as instruções do nosso guia e saiba escolher o melhor adesivo spray para o seu projeto.

O que é uma cola spray?

Cola spray é um adesivo aplicado a partir de um recipiente pressurizado. A cola é pulverizada como se fosse uma névoa. Existem vários tipos de sprays adesivos, uma boa escolha para utilizar em artesanatos, mobílias, roupas, decoração, projetos escolares e para eventuais reparos ao melhor estilo conserte você mesmo.

Para que são utilizados sprays adesivos?

Colas spray são comumente utilizadas em artesanatos e projetos artísticos, para consertar móveis eletrodomésticos, remendar couro e tecidos. Alguns sprays adesivos são reposicionáveis, permitindo um conserto preciso. A maioria dos sprays seca com facilidade, não escorre ou enruga.

Colas spray podem ser usadas para unir madeira, metal, acrílico, espuma, tecido, papelão, couro, quadro de cortiça, vidro, folha, borracha e muitos plásticos. Algumas colas spray possuem restrições, não são recomendadas para exposição a altas temperaturas ou umidade.

 

Não é aconselhável usar alguns sprays adesivos com certos tipos de plásticos ou tecidos de vinil. Cheque as instruções antes de utilizar esse tipo de cola nestes materiais.

Quais são os tipos de sprays adesivos existentes?

Sprays adesivos oferecem uma gama variada de utilidades. Para o uso comum e elaboração de artesanato, uma cola spray de uso geral pode ser a escolha perfeita. Ao secar a cola fica transparente e não amarela com o tempo, o que a torna um produto ideal para consertos e projetos domésticos. É a melhor opção para se usar em ambientes internos.

Você precisa de um spray um pouco mais forte? Procure colas spray de alta performance. Seu poder de aderência funciona de maneira eficaz na colagem de madeira, metal, acrílico, espuma, tecido, vidro e a maioria dos plásticos.

Necessidades mais intensas, como a colagem interna e externa de materiais mais pesados ou expostos a altas temperaturas, exigem outro tipo de adesivo.

 

Como aplicar sprays adesivos?

Usar colas spray é muito fácil. Não se preocupe, apenas siga o passo a passo para uma rápida e poderosa colagem.

  • Preparação antes de usar. Escolha uma área bem ventilada e espaçosa para trabalhar. Cubra mesas e bancos com capas de proteção ou papel. As superfícies a serem coladas devem estar limpas e secas, livres de óleo, cera, tinta ou qualquer tipo de resíduo. 
  • Prepare a cola. Colas spray são sensíveis à temperatura, portanto, procure aplicar adesivos sprays entre 18 e 35 °C. Prefira produtos que possuam um bocal de segurança, em que você possa girar a ponta do pulverizador para que o ponto preto fique alinhado ao bocal. Lembre-se sempre de agitar vigorosamente a lata do produto antes de usar.

 

Sempre use máscara de proteção para evitar a inalação da fumaça durante a pulverização da cola. Recomenda-se também o uso de luvas de látex ou nitrilo (nunca use luvas de PVC, nylon ou algodão).

  • Aplique a cola spray. Segure a lata na posição vertical, apontando a válvula em direção à superfície a ser colada. Aplique uma camada uniforme da cola adesiva nas duas superfícies. Durante a pulverização, mantenha uma distância de 20 a 25 centímetros. Se você espera reposicionar as superfícies após a colagem, aplique apenas uma camada inicial leve.
  • Junte os pedaços. Aguarde de 2 a 3 minutos depois de pulverizar a superfície. A cola deve ficar pegajosa. Prenda as peças no lugar e aplique uma pressão suave e ao mesmo tempo firme. Mantenha as peças no lugar.
  • Colas spray secam rapidamente. A colagem acontece em apenas alguns minutos, mas para garantir que a eficiência total da colagem, deixe o material colado em repouso durante uma noite.
  • Limpeza e armazenamento. Após o uso, inverta a lata e dê uma rápida borrifada para limpar a válvula e a ponta. Limpe qualquer resíduo ou acúmulo com terebintina ou álcool mineral, em seguida limpe bem com um pano seco e recoloque a tampa na lata.

Precisa colar algum objeto danificado? Agora que você já sabe como funciona uma cola spray, experimente!