Claramente a escolha certa

Cola transparente: ser invisível tem suas vantagens

Colas transparentes têm vantagens claras, a maior delas é garantir a invisibilidade da colagem. Além disso, seria uma vergonha se uma colagem proeminente à mostra prejudicasse os resultados impecáveis do seu próximo projeto de bricolagem. Continue lendo para saber mais sobre produtos que podem garantir uma colagem transparente.

Cola transparente: Qual a escolha certa para o seu projeto?

Adesivos transparentes, como colas transparentes e colas de silicone transparentes, estão disponíveis para uma ampla variedade de superfícies, que vão de porcelana a borracha até o resistente PVC. No entanto, nem todo produto é adequado para todas as necessidades. Qual deles você deve escolher?

Colas transparentes são facilmente disponíveis e simples de usar em reparos ou na confecção de artesanatos. Onde encontrar? Para encontrar o produto basta visitar um mercado, uma loja de artesanato ou uma loja de ferragens mais próxima de você, ou ainda, procurar online por uma cola transparente

Existem várias supercolas claras que ficam transparentes quando secam, incluindo a Loctite Super Bonder Original Precisão. Você pode aplicá-la em uma ampla variedade de superfícies, desde bijuterias a papelão. Por outro lado, cola de silicone transparente, é ideal para ser usada em metal, vidro, borracha, cerâmica e superfícies imperfeitas. É indicada também para materiais que expandem e contraem. Colas transparentes como Loctite Super Bonder Original Precisão são duráveis e versáteis, adequadas para reparos, trabalhos manuais e trabalhos de construção.

Como usar adesivos transparentes

Prepare-se

Prepare sua área de trabalho e a superfície: Independente se você irá usar a cola de silicone ou a cola transparente, certifique-se que a área esteja limpa. É importante que as superfícies que serão coladas estejam limpas, secas e livres de contaminantes. Garanta também que a temperatura na área de trabalho seja compatível com as especificações do produto utilizado.

Divirta-se, mas tenha cuidado! Como muitos adesivos, as colas transparentes podem irritar a pele e os olhos, sendo assim, não se esqueça de trabalhar em uma área bastante ventilada. Use luvas e lave bem as mãos depois que acabar.

Colas transparentes

Aplicação. Aplique uma camada fina de cola transparente em uma superfície. Cole as partes imediatamente depois de aplicar o adesivo e segure ou prenda-os juntos (antes que a cola forme aquela película), siga as instruções de fábrica. Materiais muito porosos provavelmente irão requerer uma camada mais espessa de cola, e talvez seja necessário aplicá-la nas duas superfícies.

Umedeça as superfícies. Se as duas superfícies não forem porosas, é provável que você tenha que molhá-las com um pano úmido, verifique sempre as instruções do fabricante. As superfícies absorventes são normalmente permeáveis à água e não é preciso umedecê-las previamente.

Deixe secar. O adesivo atingirá sua resistência máxima após a secagem completa.

Cola de silicone transparente

Aplique o silicone. Aplique o silicone a uma das superfícies que você deseja colar.

Enrugue levemente a superfície. Isso melhora seus resultados se você estiver colando superfícies de borracha ou plástico.

Pressione e seque. Pressione os materiais e prenda-os juntos por todo o tempo de secagem, conforme especificado pelo fabricante.

Limpar

Limpar a área de trabalho e as ferramentas utilizadas. Limpe as ferramentas e os resíduos de cola imediatamente após o uso. Utilize álcool mineral, caso tenha trabalhado com cola de silicone transparente; ou álcool, acetona ou nafta, no caso de ter trabalhado com cola transparente. Você pode retirar cuidadosamente os resíduos da cola seca com uma ferramenta afiada, caso seja necessário.