Valorize seus vidros

Cola para vidro: quais os melhores produtos e quando usá-los

O vidro é um material diferente de qualquer outro: versátil, bonito e forte o suficiente para durar gerações. Porém, mesmo tendo muito cuidado, é difícil evitar quebras, rachaduras ou lascas. Veja como escolher a melhor cola para vidro e conserte até o dano mais complicado.

O que é cola para vidro?

Consertar vidros quebrados pode ser desafiador. Lidar com superfícies lisas e bordas afiadas pode ser frustrante. Colar o espelho retrovisor do seu carro ou o copo de vinho rachado pode ser mais difícil do que parece. Consertar objetos valiosos e delicados ou peças decorativas de estimação pode causar ainda mais danos e decepções se você não tiver as ferramentas adequadas.

Em geral, as colas comuns não são indicadas para consertar vidros. Para reparar esse tipo de material, você precisa de uma cola de vidro especializada. Esses adesivos possuem formulação específica e reproduzem as características do vidro – como a transparência –, além de poderem ser utilizados para consertar louças quebradas, antiguidades, espelhos, eletrodomésticos e diversas outras peças.

Ao contrário das colas comuns, a cola para vidro não se expande nem se contrai – o que poderia quebrar o vidro a ser reparado.

Escolhendo a melhor cola para vidro

Existem muitas colas disponíveis no mercado. Elas são formuladas com os mais diferentes tipos de substâncias e podem ser empregadas para atender várias finalidades. Escolher a cola de vidro certa para a sua necessidade é a melhor maneira de evitar dores de cabeça. Dessa forma, você poderá manter seus estimados objetos de vidro sempre novos em folha!

Embora as supercolas padrão de uso doméstico funcionem bem para consertar madeira, metal ou outros materiais comuns, utilizá-las para reparar vidro nem sempre é recomendado. Essas colas podem atuar como remendos temporários, mas geralmente apresentam baixa resistência à umidade e à luz ultravioleta. Quando utilizadas em vidro, elas podem se descolar após a limpeza ou o uso. Para consertar vidro, escolha uma cola de vidro especializada.

Para a maioria dos reparos em vidro, o Loctite Durepoxi Líquido é a escolha certa. A cola para vidro da Loctite é um adesivo transparente de secagem rápida e alta resistência, e foi especialmente desenvolvida para peças que exigem acabamento transparente. Resistente a intempéries, pode ser aplicada em superfícies molhadas e em ambientes internos e externos. Livre de solventes e resistente aos raios UV, ela não amarela e ainda adere a uma ampla gama de materiais, além de ser especialmente indicada para a fixação de painéis de vidro, tampos de mesa, objetos de decoração, peças em acrílico e bancadas ou revestimentos de vidro. Entretanto é recomendado manter distante de objetos que possam conter alimentos. Além do vidro, o Loctite Durepoxi Líquido também adere a outros materiais como madeira, couro, pedra, alumínio, prata, ouro, borracha e alguns plásticos.

 

Tenha cuidado ao utilizar colas que serão expostas a altas temperaturas (acima de 82° C ou 180° F).

Preparação para usar cola de vidro

Consertar vidro pode ser complicado, mas não precisa ser assim. Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. A preparação adequada pode evitar danos futuros. A melhor maneira de obter resultados duradouros é planejar tudo com antecedência.

  • Escolha as ferramentas corretas. Além de sua cola para vidro cuidadosamente selecionada, você precisará de água, sabão e um pano para limpar todas as superfícies. Uma esponja de aço também pode ajudar a eliminar quaisquer resíduos. Além disso, é útil ter à mão uma lâmina de barbear para remover os excessos de cola.
  • Mantenha o vidro limpo. Comece o processo de colagem sobre uma superfície limpa e seca, livre de óleo, cera, tinta ou resíduos de sabão. Qualquer tipo de sujeira – até mesmo impressões digitais – pode impedir uma aderência adequada.
  • Atenção ao encaixe. Examine as peças a serem coladas e teste seu ajuste. As superfícies se encaixam bem, sem lacunas? Limpe quaisquer fragmentos ou partículas de vidro que obstruam a vedação perfeita. Se você observar espaços ou lacunas entre as partes a serem coladas, opte por um adesivo de preenchimento, como o Loctite Durepoxi Líquido.
  • Mantenha a segurança. Trabalhe em uma área bem ventilada. Use luvas de látex ou de nitrila (evite luvas de PVC, nylon ou algodão) para proteger as superfícies e a pele. Em caso de contato com a pele, lave imediatamente as áreas expostas à cola de vidro.

Cola para vidro em ação: consertando um vidro quebrado

É fácil fazer consertos domésticos simples se você souber como proceder. Siga o passo a passo a seguir e use um adesivo confiável, como o Loctite Durepoxi Líquido - Seringa.

 

  • Prepare a cola. Com o bico automisturador de longo alcance é fácil preparar sua cola. Corte as extremidades da seringa de aplicação. Vire a seringa e pressione-a ligeiramente, empurrando as bolhas de ar para a ponta. 
  • Aplique a cola de vidro. Agora você está pronto para começar a colar. Aplique o adesivo em forma de cordão (na vertical). A quantidade de adesivo a ser aplicada dependerá do tamanho das peças, de seu peso e da pressão que a colagem precisará suportar.
  • Una as partes. Pressione as superfícies a serem unidas imediatamente após a aplicação da cola. Para peças pesadas ou que receberão uma pressão maior, utilize um suporte (fita adesiva, calço etc) e mantenha-o fixo até a secagem total do adesivo.

Leia as instruções de uso para obter detalhes sobre o tempo de secagem e a quantidade de produto a ser aplicada. Recomendamos fazer isso antes de começar o trabalho. Assim, você evita surpresas indesejáveis.

  • Deixe secar. Quando as partes estiverem coladas, deixe a peça descansar por pelo menos 10 minutos. Para garantir uma aderência total, aconselhamos secagem de um dia para outro.
  • Limpe. Enquanto sua peça estiver secando, limpe o excesso de cola da ponta do bico da embalagem e substitua a tampa. O excesso de cola deverá ser retirado imediatamente com um pano úmido. Após a secagem, só será possível fazer a remoção mecânica da cola (com uma lâmina de barbear, por exemplo). Mas tenha cuidado para não arranhar suas superfícies. Certifique-se de não empurrar ou reposicionar as peças para obter uma aderência bem sólida e uniforme.

Calor e umidade podem enfraquecer a fixação da cola. Espere pelo menos uma semana antes de colocar objetos que foram colados na máquina de lavar louças.