Melhor cola de plástico para você

Cola plástica: Tudo o que você precisa saber

Você pode consertar qualquer tipo de plástico com a cola certa. Nós podemos te ajudar a encontrar a solução perfeita para o seu projeto.

O que é cola plástica?

Plásticos são utilizados em diversos objetos, de brinquedos a espaçonaves. Suas propriedades flexíveis e duráveis fazem do plástico algo extremamente útil. Porém, nem todos os tipos de plástico são compatíveis com cola plástica, já que muitas colas podem dissolver os objetos e falhar na tarefa de consertá-los. É preciso encontrar a cola plástica adequada para cada trabalho e o produto precisa ser específico para o tipo de plástico que você está reparando.

Para cada tipo de plástico, um tipo de cola

Muitos tipos diferentes de plástico são utilizados em aplicações comerciais, cada um com propriedades distintas. Conhecer essas diferenças ajuda a escolher a melhor cola plástica para cada ocasião.

A melhor forma de identificar uma peça plástica é através de sua etiqueta, normalmente identificada com um símbolo de reciclagem. Plásticos marcados com um 6 ou com “PS” são poliestirenos. Esses são utilizados para itens simples como talheres descartáveis, potes de sorvete ou brinquedos. Para esse tipo de plástico, a cola ideal é a cola Super Bonder Original que também pode colar uma série de outros tipos de plástico.

Outros tipos de plástico têm usos industriais ou servem como materiais de construção, como os canos de escoamento. Alguns tipos especiais de plástico são utilizados até mesmo em aplicações médicas ou em coletes a prova de balas. Para colar esses tipos de plástico, experimente a 60 Sec. Cola Universal para resultados poderosos com apenas uma gota.

 

Cola para plásticos rígidos

Plásticos rígidos e densos, utilizados para fazer baldes, engradados ou recipientes são feitos de polietilenos (PE) e polipropilenos (PP). Colas brancas, para madeira ou adesivos comuns podem não reagir bem ou colar de forma permanente esse tipo de plástico. Fique atento, a maioria dos produtos Loctite não é recomendado para plásticos rígidos, lembre-se sempre de checar as instruções do produto antes da utilização.

 

Melhor cola para plásticos flexíveis

Plásticos flexíveis são comumente utilizados em artigos que encontramos facilmente em casa, como sapatos e brinquedos. Procure por colas especialmente formuladas para esses tipos de materiais. A melhor cola para utilizar em plásticos flexíveis é a Loctite Super Bonder Power Flex Gel. O líquido claro à prova de umidade, seca transparente e cria uma cola que não quebra facilmente, nem amarela diante a exposição aos raios solares/UV.

Preenchendo as lacunas: Cola super bonder

Alguns reparos necessitam de uma força extra. Para colar materiais tais como policarbonato, acrílico, ABS, FRP, Nylon, Mylar, Delrin, fenólico, alumínio e aço inoxidável, a cola mais resistente é o Super Bonder Ultra. Sua fórmula combina componentes que produzem uma cola resistente a impacto que seca em menos de 30 segundos. Uma vez que o processo de secagem esteja completo (em aproximadamente 24 horas), é resistente à umidade, assim como a produtos de limpeza comuns e solventes.

Dicas para colar plástico

Colar plásticos não precisa ser complicado. Veja algumas dicas para colar plásticos mais facilmente.

  1. Limpe a superfície plástica. Antes de começar a colar, sempre lave o plástico com sabão, use um produto para limpeza de plásticos adequado, ou passe álcool isopropílico para limpar. Seque bem. Evite tocar o plástico diretamente com as mãos para minimizar resíduos oleosos. 
  2. Lixe a superfície. Para criar uma superfície uniforme e facilitar a adesão da cola, lixe o plástico com um papel lixa gramatura 120 ou 200. Esponja de aço ou pano esmeril também funcionam, mas lembre-se que a superfície deve ser lixada de forma suave. Para deixar sua vida mais fácil, o sistema de cola em duas etapas da Loctite possui um ativador que ajuda a preparar a superfície. 
  3. Seja preciso. Para aplicar a cola plástica com precisão, use um pincel ou um a ponta de uma agulha. 
  4. Misture componentes se necessário. Epoxies de duas partes são duráveis, mas requerem alguma preparação. Leia com atenção as instruções do produto corretamente para acertar a proporção da mistura. Faça a mistura conforme indicado para ativar o adesivo.
  5. Use grampos para firmar a cola. Unir as peças precisamente é crucial. Use suas mãos, grampos, fitas ou elásticos para segurar as partes firmemente enquanto a cola seca. O tempo de secagem pode variar de alguns minutos até 24 horas, por isso verifique as instruções na embalagem.
  6. Limpe e reserve. Remova todos os excessos de cola imediatamente usando álcool isopropílico ou álcool desnaturado. Destilados minerais também podem ser utilizados. Feche a embalagem e guarde em local seco a uma temperatura abaixo de 24°C.