Cole metal com facilidade

Cola para metal: tudo o que você precisa saber

O metal está muito presente em nosso dia a dia e é utilizado em tudo, desde grandes máquinas até eletrodomésticos e objetos de decoração. A cola para metal é uma ótima opção para unir metal com metal ou com outros materiais. Para a maioria das suas necessidades cotidianas ou para projetos faça-você-mesmo mais simples, uma cola especial para metal é a melhor solução.

Todos que trabalham com metal, de metalúrgicos e mecânicos a joalheiros e praticantes de algum hobby, sabem que, para colar metal, é preciso uma boa preparação. Ao contrário de materiais porosos, como papel, madeira e outros, a superfície densa do metal costuma repelir a maioria das colas domésticas, resultando em uma aderência fraca e em danos às peças coladas. Mas colas especiais para metal não deixam a desejar!

Tipos de cola para metal

Escolher a melhor cola para metal é essencial para obter uma aderência bem resistente. Em geral, as colas de metal se dividem em três tipos: epóxi, poliuretano e supercolas ou colas instantâneas.

Os adesivos epóxi são colas de alto desempenho, geralmente usadas em serviços de carpintaria e marcenaria, ou em criações especializadas, como a produção de bijuterias. Há colas epóxi de diferentes tipos e com propriedades diversas: sua configuração pode ser transparente ou opaca, de secagem rápida ou lenta. Elas também oferecem alta resistência ao calor e a produtos químicos.

A melhor epóxi para metal é a Durepoxi, um sistema de duas partes que consiste de uma resina epóxi e de um endurecedor. A resina e o endurecedor são combinados para criar um material de aderência muito durável e de alta resistência, que seca em minutos. Esse tipo de cola possui adesão a diversos tipos de materiais.

As supercolas ou colas instantâneas são adesivos de alto desempenho perfeitos para quase todas as necessidades domésticas e profissionais. A maioria dessas colas adere bem a metal, madeiras e plásticos, o que as torna perfeitas para colar ou consertar peças automotivas, objetos de decoração, pequenos eletrodomésticos e muitos outros itens do dia a dia.

Para obter uma boa aderência ao trabalhar com metais, a Locite Super Bonder Original é confiável e rápida. Ela é forte e simples de usar. adere em segundos, sem a necessidade de fixação externa com braçadeiras ou fitas adesivas, e tem aplicação fácil.

Trabalho de precisão com a Super Bonder Perfect Pen

Aplicar cola em metal pode ser difícil sem as ferramentas adequadas. Para facilitar a colagem de metais, recomendamos o novo formato de caneta que permite uma aplicação sem sujeira. Usar a nova Loctite Super Bonder Perfect Pen é tão fácil quanto escrever.

Seu sistema sensível à pressão permite um maior controle do posicionamento e do volume de cola dispensado, resultando em uma aplicação limpa e precisa. Além da alta força de colagem, a Super Bonder Perfect Pen é resistente à umidade e fica transparente após a secagem.

Composto adesivo: Durepoxi

Outra opção para colar metal é a Durepoxi, da Loctite. Alternativa fácil e conveniente à soldagem, a Durepoxi é a solução mais resistente para colar a maioria dos metais, incluindo ferro, aço, alumínio, latão, cobre e estanho. Uma vez seca, é resistente a altas temperaturas, assim como ao frio e à umidade – incluindo água, óleos, anticongelantes e produtos de limpeza. A Durepoxi da Loctite não encolhe e pode ser facilmente lixada ou pintada. Ela facilita tarefas como consertar cortadores de grama ou fixar parafusos de metal.

Como usar cola para metal: instruções passo a passo

Colar metal é simples. Bastam apenas alguns cuidados e a cola de metal certa, é claro!

  • Preparativos. Recomendamos que você trabalhe em uma área ou oficina bem ventilada que ofereça espaço suficiente para manusear todos os materiais necessários. Use panos ou papéis protetores para cobrir as superfícies da área de trabalho. Examine as peças ou partes a serem coladas e teste seu ajuste.

Use luvas de látex ou de nitrilo (não de PVC, nylon ou algodão) para proteger a pele ao usar cola de metal.

  • Limpe o metal. As superfícies que receberão a massa devem estar limpas e secas para obter uma boa aderência. Isentas de poeira, óleo ou graxa.
  • Prepare a cola. As duas partes da cola (branca e cinza) devem ser perfeitamente misturadas, em partes iguais, até formar uma massa cinza homogênea (igual). Após a mistura, faça a aplicação.
  • Aplicação. Para se obter uma superfície lisa, nivele a massa com as mãos ou ferramenta molhadas com água. Depois de misturados os dois componentes, inicia o processo de endurecimento do produto. O tempo de cura é de aproximadamente duas horas. O produto atinge sua resistência máxima entre 8 e 12 horas, espere este tempo para submeter as peças ao esforço mecânico, ou realização de acabamento como serra, lixa, tinta etc. 
  • Acabamento. No caso de aplicação de pintura, é fundamental lixar a peça (seca) para melhor ancoragem da tinta.
  • Limpeza e armazenamento. No caso de sobra de produto e possível reutilização, guarde as sobras nas embalagens originais, envolva as barras separadamente no papel siliconado e guarde-as na caixa de papel em local seco e arejado.

Em geral, o excesso de cola pode ser limpo com álcool ou acetona (encontrada na maioria dos removedores de esmalte de unha).